Buscar
  • Rafael Duarte

3 perguntas antes do logotipo

Atualizado: Abr 12

Há um tempão venho pensando: o que um empreendedor, prestes a mostrar sua ideia para o mundo, deveria saber sobre sua marca antes de contratar um designer?


Se você é do time dos ansiosos, senta aqui, vamos conversar.



Para facilitar, separei três perguntas que todo profissional que trabalha com identidade visual faz (ou deveria fazer) antes de começar a rabiscar. É claro, cada um tem o seu método, mas o objetivo é o mesmo: precisamos obter o máximo de informações.


01 | Por que estou criando essa marca?


Pense sobre os reais motivos para você iniciar essa jornada.



Para começar, conte-me sua história (com todas as flores e espinhos). Ela pode ser a melhor inspiração para esse trabalho. Lembra do projeto do nutricionista Vinícius Alves? Se você chegou agora, é só clicar aqui e conferir o projeto no meu site ou no meu perfil @raffiukdesign.




Voltando. Vinícius me contou a sua história com a nutrição, os motivos que o levaram até essa profissão, e a partir disso foi possível identificar a empatia como um dos seus diferenciais. Isso contou muito para projeto.


Conhecer suas motivações é a chave para responder a próxima pergunta.


02| Como ela poderá fazer a diferença na vida das pessoas?


A segunda pergunta é sobre o impacto da marca na vida pessoas. Quais benefícios, soluções, comodidades serão oferecidos.


Muitas vezes o que está em jogo é a ideia.


Sabia que no símbolo do Airbnb é baseado em pessoas, lugares e amor? A empresa vende hospitalidade e experiência. Se fosse somente quartos para alugar o logotipo seria bem diferente.


Se você está nesse processo é porque acredita que as pessoas precisam do que a sua marca tem para oferecer. Se for para ser só mais uma, volte para pergunta anterior.

03| O que faz ela ser especial?


Para fechar o trio, vamos falar sobre os concorrentes. Observar o que “os outros” estão fazendo é uma ótima maneira de encontrar pontos de diferenciação. Aqui está a importância da pergunta anterior. Conhecendo bem os seus diferenciais fica mais fácil identificar os concorrentes e, consequentemente, fazer uma análise visual de todos eles.


Vale lembrar: aqui não estamos falando sobre os seus sentimentos. Observe a concorrência e avalie de que forma a sua marca poderá ser diferente e especial para os clientes.




Parabéns se você chegou até aqui. Refletir sobre essas questões ANTES de pensar no logotipo deixará o projeto muito mais assertivo, além de economizar tempo e dinheiro com possíveis alterações.


Espero que tenha gostado e até a próxima.


Nox.


#logotipo #design #branding

141 visualizações